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Ciberteologia
Revista de Teologia & Cultura

Edição nº 54 – Ano XIII – Janeiro/Abril 2017 – ISSN: 1809-2888

Claudio Pastro: Um artista pós Vaticano II

Prof. Dra. Wilma Steagall De Tommaso

Resumo: O texto apresentará a definição, as características principais e a história da imagem do Pantocrator, importante ícone que marcou a arte bizantina, e como ele, por meio da obra do artista Claudio Pastro, foi introduzido  nas igrejas brasileiras.  Também será discutido aqui as diferenças entre a sensibilidade barroca, pós-Renascimento, e a sensibilidade bizantina, além das distinções entre arte sacra e arte religiosa, essenciais para se entender o trabalho de Pastro, sempre tendo em vista de que a intenção deste artista é preservar a possibilidade de vivenciar o Mistério, em especial em um universo marcado pelo temperamento  devocional,  sem a necessária  compreensão  da parte do crente que frequenta espaços religiosos de que a arte a ser exibida é um reencontro com uma parte objetiva do seu próprio ser e da realidade que está ao seu redor. Para isso, será descrito em detalhes quais são os símbolos que envolvem o Pantocrator e qual a importância de centralizar a sua contemplação no rosto de Cristo, inspirado por sua vez no Mandylion, também conhecido como a Santa Face de Edessa.

Palavras-chave: Pantocrator – Claudio Pastro – Igrejas Brasileiras – Mandylion.

Abstract: The depiction of the Pantocrator in Brazilian churches

This article  presents  the definition,  the main characteristics  and  the  history of the depiction of the Pantocrator icon that marked Byzantine art, and how it was introduced in the Brazilian churches, through the work of the artist Claudio Pastro. Also discussed here are the differences between the baroque  sensibility,  post-Renaissance,  and the Byzantine  sensibility,  and  the  distinctions  between  sacred  art  and  religious  art; Pastro´s intention is to preserve the possibility of experiencing the mystery, especially in a world marked by devotional temperament, unable to understand the art displayedn  religious  places.  It  will  be  described  in  detail  the  symbols  that  surround Pantocrator  and  the  importance  to  focus  its  contemplation  in  the  face  of  Christ, inspired by the Mandylion, also known as the Holy Face of Edessa.

Key words: Pantocrator    Claudio  Pastro    Brazilian  churches  – Mandylion.

 

Claudio Pastro
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